Logística realiza visita técnica ao Canal do Panamá

26/04/2012

Logística realiza visita técnica ao Canal do Panamá

Espera no Rio de Janeiro

Depois de uma viagem muito cansativa, com duração de 20 horas, com escala no Rio de Janeiro, chegamos ao Panamá. É uma cidade linda. Supera qualquer expectativa. Fomos muito bem atendidos pelo receptivo local. O caminho do aeroporto até o nosso hotel mostra o grande crescimento que o pais vive após assumir a operação do Canal. Recebemos rapidamente as chaves de nossos quartos e subimos. Rápido banho e troca de roupas.

Deslocamento aeroporto – hotel

Em seguida saímos para conhecer o Canal, nosso maior objetivo nesta parada. Ao longe a obra já impressiona pelo seu tamanho. De perto o que  impressiona é a engenhosidade da operação. Assistimos a passagem de 3 navios, sendo um deles um gigantesco porta containers classificado na maior categoria que o canal comporta em suas eclusas. Impressionante.

O gigante porta containers

Navio saindo da eclusa Miraflores em direção ao Oceano Pacífico

Os visitantes podem assistir a toda a operação de um amplo espaço posicionado bem em frente as eclusas. Durante a operação os visitantes recebem informações em um sistema de som. Dados como tamanho do navio, calado, origem e destino da embarcação, quantidade de carga e custo cobrado pela passagem do canal. O narrador também apresenta uma estimativa de custos que uma viagem circundando toda a América do sul acarretaria caso o canal não existisse. Para esse gigante em questão o valor estimado foi de US$ 2 milhões. O valor cobrado pelo canal foi de US$ 450 mil. Grande economia para a empresa de transportes. Este custo é calculado cobrando US$ 65 por container transportado mais uma quantia fixa pelo próprio navio. Em caso de navio de passageiros, cobra-se uma taxa pelo navio e um valor por cada passageiro.

Locomotivas que guiam os navios durante a passagem

Amanhã (terça 17/abril) deixaremos o hotel às 09:00 horas e iremos para o aeroporto de Tucumen. Nosso voo parte para Miami às 12:00 horas. Novas descobertas nos aguardam. Todos estão adorando, inclusive o Sr Franklin.

Parte do grupo no portão de entrada do complexo de visitação