Aço Cearense Industrial, Seleciona: Estagiário Em Engenharia De Produção Ou Administração
24/10/2017
Studart RH, Seleciona Para Empresa Cliente: Assistente De Marketing – CÓD. RAM
25/10/2017

Alunos de Engenharia da UNI7 realizam visita técnica à Cagece

Os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Produção da UNI7 realizaram uma visita técnica às instalações da companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) a visita foi direcionada à três unidades da empresa: ETA GAVIÃO, GECOP e EPC.

Os alunos saíram da UNI7 às 7h30 e regressaram às 18h30, sendo todo o dia dedicado aos estudos em campo sobre arranjo hidráulico, captação de água bruta, escoamento em condutos forçados, sistemas de bombas em série, bombeamento de água e esgoto, pré-condicionamento de efluentes, tratamento de água e esgoto e análise de águas utilizadas pelos habitantes da cidade de Fortaleza.

O objetivo da visita técnica foi complementar a teoria estudada em sala de aula com aspectos muito importantes que somente podem ser observados na vivência prática. Além disso foi muito válido trazer os alunos a um ambiente profissional de sua área de atuação mostrando a aplicabilidade das diversas disciplinas cursadas por eles, tendo como foco a química envolvida no tratamento da água para torna-la potável, a logística do sistema de manutenção, o complexo gerenciamento de água e esgoto da cidade de Fortaleza e a densa malha de intervenções de engenharia inerentes ao processo como um todo.

 

A Cagece promoveu a visita guiada e palestras nas três unidades visitadas e os diversos funcionários mobilizados responderam a diversos questionamentos feitos pelos alunos e professores.

 

 

 

 

No Laboratório Central os alunos tiveram contato com as mais modernas técnicas de análise de água e esgoto implementadas pela Gerência de Controle da Qualidade de Produto (GECOQ).

 

 

A Visita à CAGECE proporcionou aos alunos, além do contato com a parte prática das disciplinas estudadas, a possibilidade do contato com a realidade, sendo uma oportunidade ímpar de obtenção de novos conhecimentos de engenharia.