Casa Grande e Senzala é o destaque do programa Direito e Cultura deste sábado
Gestão das Finanças Pessoais
06/05/2016

Cerâmica em Torno e em Placa – Introdução

Informar o aluno acerca das diversas modalidades de conformação de objetos cerâmicos utilizados no atelier e na indústria. Capacitar o aluno a conformar objetos usando massas cerâmicas, principalmente a terracota disponível, usando técnicas de modelagem manual; secar e queimar estes objetos conhecendo as etapas; decorar esses objetos seja para posterior esmaltação ou não. Levar o aluno a conhecer os processos básicos para utilizar em esculturas, objetos utilitários, decorativos e artísticos.

Comunidade academica e demais interessados

EMENTA

Disciplina prática que visa a familiarização com a argila como material de modelagem e construção de objetos funcionais, artísticos ou peças para jardinagem e arquitetura.
Conhecimento prático dos tipos usuais de massas cerâmica disponíveis na região.
Conhecimento teórico de técnicas de formação cerâmica (modelagem a mão, uso de tornos).
Realização pratica de modelagem de construção de corpos, principalmente à mão, com uso de instrumentos simples, práticas e texturas (uso de objetos variados e tratamento de superfícies ).
Técnicas elementares de construção para uso em diversas criações ao longo dos módulos.
Queima de objetos cerâmicos em baixas temperaturas. Técnica de decoração com engobe e esmaltes. Estética aplicada à produção individual.

Compareça à UNI7 no primeiro dia do curso.
Caso o curso possua mais parcelas, você receberá os demais boletos neste dia.

TURMAS 2017.2

INÍCIO EM

TÉRMINO EM

07/08/2017
11/12/2017
2ª feira | 16h às 18h30

TURMAS 2017.2

de 07/08/2017

a 11/12/2017

2ª feira | 16h às 18h30

MATRÍCULA: R$ 90,00

Terry Araujo

Professora do curso

Formada em Artes Plástica pela Faculdade de St. Catherine em Minnesota, nos Estados Unidos. Foi professora do curso de Pintura e Desenho da Escola Johnson e Casa Raimundo Cela, em Fortaleza. Fundou a Galeria Gauguin, juntamente com o artista pintor Tarcisio Felix e sua mãe, Lorena Araújo. Durante 20 anos foi aluna do Centro de Cerâmica Pewabic Pottery – USA, aprendendo vários métodos de fabricação em cerâmica, formulação de vidrados e diversos tipos de queima, em alta e baixa temperatura, e de onde também se tornou professora. Voltou a residir em Fortaleza, onde compartilha as experiências adquiridas nos USA com os ceramistas cearenses. Ensina e executa queimas de Raku, um processo japonês usado historicamente para as Cerimônias do Chá. É filiada à Associação de Artistas Plásticos Profissionais do Ceará, membro da Sociedade Amigas do Livro e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Participou de diversas exposições e congressos em Minnesota, Detroit e Michigan, nos USA; Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro; Paraná e Fortaleza. Ministrou oficina de cerâmica na Faculdade Rainha do Sertão, em Quixadá. Ministra desde 2005 o curso de Cerâmica em Torno e em Placas, na Universidade de Gerações VIVA.

• 9h - 11h20
    13h - 21h40