ACERVO ESPECIAL PROFESSOR AGERSON TABOSA



“Todos nós somos poeira de estrelas, colhendo luz de estrelas”

FA7-professor-agerson-tabosa-ok

A Biblioteca Diplomata Ednildo Gomes de Sóarez comunica a todos os seus usuários o recebimento, em caráter de doação, do acervo particular do grande Mestre e Doutor Professor Agerson Tabosa.

É motivo de grande honra uma biblioteca receber um acervo deste porte, tanto pelo valor sentimental para a família, que abriu mão para atender uma vontade explícita do doador, quanto por sua qualidade bibliográfica.

O Professor Agerson sempre demonstrou compartilhar a visão de muitos outros mestres: a de que livros são para serem lidos, relidos, apreciados, passados de mão em mão. Mais que isso, a doação de seu acervo particular propicia o deleite de obras ricas e variadas. Livros são para serem democratizados. Livros devem ser lidos assim como os pássaros devem ser livres. E liberdade é vida. Livros lidos estão recheados de existência, transmitindo conhecimento, ensinando, compartilhando ideias, livros são uma das mais perfeitas e agradáveis companhias para os insaciáveis do saber. O livro é patrimônio da humanidade.

Portanto, além da liberdade dada aos sonhos, fantasias e ideologias aprisionados historicamente nas páginas, pretendemos criar um espaço físico para “cuidar” das obras mais raras, disponibilizando-as somente para consultas. Esse espaço de memória é apenas mais um traço da história que o professor imprime na trajetória da faculdade 7 de Setembro.

Agerson Tabosa dispensa apresentações. Um grande professor, um grande mestre, um grande humanista. Entre seus colegas, entre seus alunos, entre todas as pessoas que tiveram o prazer de conhecê-lo por pouco ou por longo tempo, ele deixou sua marca indelével.

Com sua partida, as palavras “perdeu”, “perdemos” e “nunca mais” foram inúmeras vezes pronunciadas. Hoje ouso dizer que com sua partida nada perdemos, pelo contrário, ganhamos com sua existência.

Ganharam os alunos pelos seus ensinamentos, não só no aprendizado didático, mas também no que se refere à valorização da ética, à valorização do ser humano, e particularmente à valorização da profissão jurídica, que tem sido, por vezes, tão banalizada.

Ganharam seus colegas, seus amigos, suas filhas e netos, e sua grande companheira Dr.ª Maria Vital, por terem desfrutado de sua presença em suas vidas.

Ganharam, também, todos aqueles que frequentam a biblioteca da FA7, pois terão a oportunidade de se deliciarem e aprenderem com os livros de seu acervo.

Ganhou o próprio Agerson Tabosa o privilégio de ter gozado uma vida plena e por fim retornar às estrelas.